Automatizações

Última atualização em Jun 04, 2024

As automações do Chat ajudarão você a simplificar os fluxos de trabalho de suas equipes, permitirão automatizar processos, tarefas repetitivas e economizar seu tempo. Você pode fazer muitas coisas com automações, incluindo atribuir rótulos, equipes e atribuir conversas ao melhor agente. Assim, a equipe se concentra no que faz melhor e gasta mais pouco tempo em tarefas manuais.

Uma automação no Chat é composta de três coisas, uma EventoCondições e Ações. O Evento é o gatilho que executará a respectiva regra de automação. As Condições são uma lista de critérios que serão verificados antes da execução da ação. As Ações são uma lista de tarefas que serão executadas quando as condições forem atendidas.

Eventos de Automação

Eventos de automação são acionadores quando você deseja que sua automação seja executada. O Chat atualmente suporta três tipos de eventos.

  1. Conversa criada - isso será acionado quando uma nova conversa for criada em seu sistema. Isso incluirá conversas criadas por todos os canais.

  2. Conversação atualizada - isso será acionado quando uma conversa for atualizada.

  3. Mensagem criada - isso será acionado quando qualquer nova mensagem dentro de uma conversa for criada.

Condições de Automação

As condições são um critério que será verificado antes da execução da ação. As condições são avaliadas na ordem em que são definidas.

Ações de Automação

Ações são tarefas/processos que são executados sempre que as respectivas condições são atendidas.

Chat suporta atualmente as seguintes ações:

  1. Atribuir conversa a uma equipe.

  2. Atribuir conversa a um agente.

  3. Atribuir rótulo a uma conversa.

  4. Enviar e-mail para uma equipe.

  5. Enviar conversa transcrita por e-mail.

  6. Tirar o som da conversa

  7. Silenciar Conversa

  8. Resolver conversa

  9. Enviar Anexo

  10. Enviar Mensagem

  11. Mudar prioridade

  12. Enviar evento por webhook

Criando Automatizações

Para criar automação, você precisa ir para a página Automações, navegar lá clicando no ícone Configurações na barra lateral Chat e selecionar  Automações.

Clique no botão + Adicionar regra de automação  para abrir a janela de criação de automação.

  1. Dê um nome à sua automação.

  2. Adicionar uma descrição (opcional).

  3. Selecione um evento.

  4. Adicionar condições.

  5. Adicionar ações.

Você pode encadear várias condições com o E ou OU

Editando automação

Para editar uma automação, clique no Editar ícone da lista de automações que você deseja editar.

Clonar regra de automação

Para fazer uma cópia de uma automação existente, basta clicar no ícone do clone na lista de automações que você deseja copiar. Isso criará uma réplica exata da automação com as mesmas condições e ações.

Excluindo automação

Para excluir uma automação, clique no botão excluir da lista, observe que isso é permanente e não pode ser desfeito.